O PIB serve para medir o comportamento econômico de um país, ou seja, funciona como se fosse um medidor da economia, que pode revelar o quanto um país tem produzido e como tem se comportado economicamente. Pode ser utilizado também para fazer relação, em um determinado país, com a mensuração de como esse Estado se comportou ao longo dos anos, índices podem ser avaliador anualmente, por décadas ou períodos específicos. Sendo assim, quanto maior (positivo) é o PIB de uma determinada Nação, sugere-se que maior seja a sua atividade econômica. Se, por acaso, o PIB for menor (negativo) quando comparado a outros períodos, demonstrar declínio na atividade econômica. Tal medição pode ter relação com um país determinado, mas também pode ser utilizado para medir a atividade econômica de determinada região, ou seja, medir o PIB de um conjunto de países ou de blocos econômicos.
A partir de todos os serviços finais e produtos produzidos em algum país é calculado o PIB. No Brasil, esse cálculo é feito pelo IBGE, e todos os países têm a prática de calcularem o seu PIB, pois o índice ser para demonstrar como têm sido as suas atividades econômica e para afirmar ou criticar políticas públicas feitas por seus líderes.
Desse modo, o PIB é o produto de tudo que é produzido num país, estado ou cidade.Os recursos que são importantes para ser somar o PIB são:
os investimentos empresariais em maquinários e contratação de empregados (que sofrem influência dos valores, dos salários e do juros);
o consumo total da população;
Os gastos feitos pelos governos em infraestrutura.
As matérias-primas, impostos, mão de obra, todos os bens de consumo intermediários nem energia estão incluídos neste cálculo.
Muito embora cada país possua seus Órgãos e suas metodologias de análises, está padronizado pelo Manual de Contas (System of National Accounts), de 1993, o cálculo do PIB. .
A Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Comissão das Comunidades Europeias, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) elaboraram esse documento.
De que forma é a somado o PIB?
Há duas formas de se calcular o PIB: A primeira, está relacionada à soma de toda a riqueza que foi produzida em um determinado país, ou seja, o valor de tudo que foi produzido nos setores da sociedade, estão incluídas as empresas estrangeiras e nacionais, pois a produção interna gera uma riqueza, muito embora boa parte dos lucros saia do país onde estão as empresas e vai para os pises onde estão as sedes dessas empresas. Nesse cálculo, somam os resultados da indústria - que geram 30% do total do PIB. Os serviços que geram 65% e agropecuária gera 5%.
A segunda maneira de calcular o PIB se dá pela ótica da demanda, ou seja, pela perspectiva de quem compra essas riquezas.. Nesse cálculo, são levados em consideração o consumo das famílias, que correspondem a 60%; o consumo do governo que corresponde a 20%; investimentos do governo e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e importações (2%).
Importante ressaltar que o PIB possui limitações, pois não reflete as condições sociais de um país, no que se restringe a dar dados da produção dele, sem levar em consideração os indicadores sociais como pobreza, acesso à educação, expectativa de vida, saneameto básico, parcela da população que trabalha etc. É um instrumento que calcula riqueza do país em geral, mas não mede a sua distribuição, tampouco indica se aquele país é ou não bom para se viver.